Se você estiver precisando consultar o SCR para saber como está sua situação financeira perante o Sistema de Informação de Crédito, saiba tudo aqui sobre consultar scr. 

Como consultar o SCR do banco central  

Existem várias formas para você consultar o SCR do banco central. Todas essas formas envolvem a necessidade de ser feito um cadastro para acesso ao banco de dados Registrato.  

Consultar Registrato SCR banco central  

O Registrato SCR banco central fica disponível na Internet para consultas no momento que você considerar mais conveniente. Você consegue esse acesso através da página: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato  

Cadastrar Registrato banco central  

No Registrato banco central existem 2 alternativas para cadastro. Logo, no primeiro acesso você verá a opção de credenciamento como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.  

Devo autorizar consulta no SCR do banco central  

A consulta no SCR do banco central seja por Pessoa Física ou Jurídica aos dados de qualquer pessoa, apenas é permitido desde que haja autorização. Todos os dados no Registrato são sigilosos.  

Para que serve o SCR do banco central  

A consulta no SCR do banco central é indicada para obter informações transações de crédito feitas por uma pessoa, com valores maiores que R$ 200 reais. Empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito que aconteçam através de instituição financeira são encaminhados para esse banco de dados. 

Com isso o banco central pode ter uma melhor visão das operações de crédito bem como os riscos atrelados a elas, fazendo o sistema financeiro de credito no Brasil mais eficiente. 

Para clientes esta relação é positiva, ao estimular uma competitividade entre instituições financeiras e com isso, melhores condições de ter dinheiro para pagamento a prazo. Quanto as instituições financeiras, existe mais confiabilidade na concessão de crédito.  

Autorização consulta SCR BACEN  

A consulta SCR BACEN é ilegal quando ocorre sem autorização prévia da pessoa cadastrada ao sistema.  

Consulta restrição SCR  

A restrição SCR torna-se um problema por restringir as opções de crédito. O ideal é que regularize a sua situação financeira antes de permitir que qualquer entidade efetue acesso a seus dados.  

Consultar SCR pela internet  

Acesse o site do Banco Central na página do Registrato:  

No primeiro acesso, você terá que criar um cadastro clicando na divisão do Primeiro Acesso em Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.  

Optando por Pessoa Física você terá mais 3 opções para efetuar seu credenciamento:  

Internet Banking: Procure uma instituição financeira em que você relacionamento e solicite a Frase de segurança. Depois, acesse o site Registrado na opção de Internet Banking, insira seus dados e peça a validação da frase de segurança para concluir o credenciamento.  

Alguns bancos já fornecem automaticamente, por exemplo:  

Santander: Conta Corrente>> Outras Opções >> Auto credenciamento – BACEN. 

Banco do Brasil: Mais Transações >> Serviços >> BACEN – Auto credenciamento – Registrato >> Validação de frase de segurança. 

Itaú: Conta Corrente >> Dados Cadastrais >> Validar cadastro BACEN (Registrato). 

Bradesco: Outros Serviços >> Outras Opções >> Validação Frase de Segurança – BACEN.  

Certificado Digital (e-CPF A3): Esse acesso é para quem possui e-CPF A3. Basta colocar os dados para se cadastrar.  

Outras Credenciais: as instruções para que o credenciamento por correspondência ou pessoalmente ficam neste item.  

Como consultar SCR 

É um pouco complicado o credenciamento ao SCR, no entanto a consulta é simples. Nos próximos acessos, apenas CPF e senha são necessários.