O velcro adesivo é comumente usado para colar tecidos ou objetos em outros tecidos, madeira ou superfícies lisas. O nome vem da empresa que primeiro patenteou esse tipo de fecho.

História do velcro adesivo

Devemos a invenção do velcro a um engenheiro suíço, chamado George De Mestral. Observando enquanto matava animais as sementes de bardana, atualmente considerada um ótimo limpador de pele – que ele usava em suas roupas, ele percebeu que elas eram formadas por pequenos ganchos, o que dificultava a remoção.

A bardana deu a ele a ideia de um novo sistema de fechamento composto por duas fitas, que aderem quando estão em contato: uma de gancho e outra de tecido. O nome recebido pela invenção vem do francês “veludo” (veludo) e “crochê” (gancho).

Em 1951, De Mestral patenteou o sistema “fechamento sem fechamento”. A patente de velcro suíço levou à eclosão deste produto, podendo fabricar e comercializar versões e imitações sem nenhuma restrição em todo o mundo.

O velcro adesivo deve sua popularidade atual à sua versatilidade, pois é usado em roupas e acessórios, bem como nas tarefas diárias. No velcro adesivo frente e verso, a parte áspera é a parte masculina e a feminina, a parte macia.

Tipos de velcro

O velcro adesivo extra forte é especialmente adequado para colar ferramentas manuais e objetos pesados.

O velcro adesivo para roupas é um dos mais utilizados, pois é perfeito para fixar qualquer peça de vestuário.

O velcro adesivo para cortinas ou tecido permite que você conserte rapidamente e facilmente sem usar uma agulha de costura ou ter que fazer algo muito trabalhoso e complicado.

Existe adesivo de velcro ideal para tecidos que gera a possibilidade de remover e recolocar o pano facilmente. Ele fixa o tecido a superfícies duras e é perfeito para decoração e roupas. Você também pode usar os fechos de velcro em sapatos.

Entre as marcas dos fabricantes de adesivos de velcro, existe a opção de um tipo de velcro que pode ser aberto e fechado, unido e separado até 1.000 vezes. Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. Adesivo para parede une com força metais e plásticos, vidro a paredes pintadas. Este adesivo é fixado rapidamente e atinge força total após 72 horas.

O adesivo de velcro preto adere a todos os tipos de materiais, é resistente a lavagem e temperaturas de até 140ºC. As juntas fornecidas são confortáveis, duráveis ​​e rápidas. Você pode fechar tênis, bolsas, luvas ou pulseiras.

Ele é usado no lugar de zíperes e botões em jaquetas, camisas, macacões e saias. Além disso, o velcro adesivo é adequado para cortinas, tapetes, travesseiros e cortinas.

Há também adesivo especial velcro uma fita adesiva específica para a superfície interior do carro. Resiste a temperaturas de -30ºC a 60ºC e permite fixar objetos no porta-malas, como estojos de primeiros socorros, caixas de ferramentas ou triângulos de emergência.

Os objetos podem ser fixados diretamente no tapete ou em qualquer outra superfície. A capacidade de adesão é boa e até fixa plásticos difíceis, como polietileno e polipropileno.

Leia mais artigos em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *