Quando a psicoterapia com adolescentes é indicada?

Muitas vezes, os responsáveis percebem que existe alguma coisa diferente com os adolescentes com quem convivem, mas não têm certeza se é o caso de procurar por um psicoterapeuta ou não.

As dúvidas relacionadas à Psicoterapia com adolescentes, quando se trata dos adultos, costumam girar em torno da real necessidade de leva-los para fazer uma consulta ou não: será que é preciso um acompanhamento com especialista? Será que o adolescente não está apenas um mês difícil?

psicoterapia com adolescentes

Por isso, aqui estão algumas circunstâncias nas quais a psicoterapia é indicada como um tratamento regular.

1 – Quando os sintomas se prolongam

Antes de falar aqui das condutas que justificam o acompanhamento de psicoterapia com adolescentes, é necessário deixar claro que esses sintomas têm de se prolongar para que o acompanhamento psicológico seja justificado.

Existe a possibilidade de o adolescente ficar mais irritadiço ou deprimido por algum período específico e, um pouco depois, retornar ao seu estado normal e isso não significa que seja preciso fazer psicoterapia.

Por outro lado, quando os sintomas continuam por muitos meses e os adolescentes não melhoram a sua saúde mental mesmo com várias estratégias, é o momento de um acompanhamento profissional.

2 – Se a vida cotidiana está sendo afetada

Um dos maiores sinais de que o adolescente precisa de psicoterapia é quando a sua vida está sendo afetada em várias frentes.

O jovem que está com baixo rendimento escolar, que não quer mais fazer os cursos dos quais antes gostava ou que está abandonando os seus hobbies, provavelmente, tem alguma questão emocional que precisa ser elaborada e um profissional é o mais indicado para conduzir esse processo.

Leia também:  É possível se tratar com terapeuta e psicologo? Fique sabendo!

Muitas vezes, o fato de o adolescente deixar de querer interagir também é um fator que mostra que ele está precisando de psicoterapia.

3 – Mudanças emocionais estão afetando a saúde física

É bastante normal que qualquer pessoa, inclusive o adolescente, deixe de comer um dia porque está triste ou tenha o seu ciclo de sono prejudicado por algum acontecimento.

Entretanto, quando a mudança emocional é tão grande que está causando disfunções físicas, como perda excessiva de peso, anemia, dificuldade de concentração e outros, a psicoterapia com adolescentes precisará ser considerada uma opção pela família.

O mesmo se pode dizer de quando as relações afetivas desse adolescente estão sendo prejudicadas, por exemplo, quando ele deixa de querer estar com os amigos, com o namorado ou namorada, etc.

4 – Quando ocorreu um evento traumático

Muitas vezes, os adolescentes aparentar estar bem depois de eventos como um acidente, uma mudança brusca, a morte de alguém, um episódio de violência, etc.

Os adultos tendem a achar que, com o tempo, esses jovens vão elaborar emocionalmente o que ocorreu e seguir em frente, mas não necessariamente é assim.

Por isso, quando ocorre um evento traumático e se percebe que o comportamento desse jovem continua sem voltar ao normal depois de alguns meses, partir para a psicoterapia com adolescentes costuma ser uma maneira mais garantida de alcançar a superação.

Leia mais informações em nosso blog.

Deixe um comentário