É possível se tratar com terapeuta e psicologo? Fique sabendo!

Para algumas pessoas, pode ser até estranho mencionar um tratamento com terapeuta e psicologo, já que ambas as coisas parecem ser iguais. No entanto, isso é um equívoco porque se tratam de especialidades diferentes.

Na realidade, o princípio das duas profissões é o mesmo, ou seja, o cuidado com o bem-estar do paciente. No entanto, terapeuta e psicologo têm formações diferentes e fazem atendimento de maneira diferente, além de terem exigências diversas do ponto de vista legal.

terapeuta e psicologo

Sabendo de tudo isso, é importante que você fique a par do funcionamento de ambos e que, dessa maneira, saiba se é possível conciliar terapeuta e psicologo.

Terapeuta e psicólogo estudam coisas diferentes

Para começar, vale a pena dizer que o terapeuta pode sim ser um psicoterapeuta, ou seja, pode atuar como um psicólogo se ele tiver feito o curso de Psicologia.

Por outro lado, nem sempre os terapeutas são psicólogos : eles podem ser ministradores de reike, cromoterapeutas, aromaterapeutas e ainda outros, dependendo do curso livre ou de extensão que eles façam.

Com esse conhecimento, fica mais fácil entender que terapeuta e psicologo são duas coisas diferentes e que eles proporcionam atendimentos diversos.

Para quem faz questão de atendimento com psicólogos, é esse o caminho; para quem gosta de algo mais alternativo, há uma gama enorme de terapeutas que podem ser procurados e que até atendem de maneira gratuita.

Pode combinar terapeuta e psicologo?

Assim que as pessoas são informadas de que existe diferença entre esses profissionais, descobrir se dá para conciliar terapeuta e psicologo se torna uma das principais dúvidas a serem respondidas.

A boa notícia é que não tem o menor problema fazer esses dois tipos de terapia simultaneamente!

Leia também:  Quando a psicoterapia com adolescentes é indicada?

Uma pessoa que tenha depressão, por exemplo, pode perfeitamente fazer o seu tratamento com psicólogos e também se submeter ao reike e ao seu reequilíbrio energético, por exemplo. Dessa forma, juntar terapeuta e psicologo tende a causar apenas benefícios.

Contudo, é preciso deixar claro que há diagnósticos nos quais a terapia com psicólogos é a prioridade, como quando se é vítima de abusos, por exemplo. Se essa é a situação, é claro que a ajuda de um psicólogo é primordial e não pode ser substituída por aromaterapia e outras terapias alternativas.

Terapeuta e psicologo estão disponíveis no SUS?

Para quem tem interesse em fazer uma dessas terapias ou as duas no Sistema Único de Saúde (SUS), é preciso ter em mente que a demora pode ser bem grande, já que existe muita gente querendo o mesmo tipo de acompanhamento e aguardando por uma vaga.

Outra informação importante é que as terapias alternativas são encontradas em pouquíssimos pontos do SUS no Brasil.

Por outro lado, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é especialmente voltado ao oferecimento de psicólogo, tanto grupais quanto individuais.

Uma vez que a pessoa tem um encaminhamento realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), fica bastante fácil entrar na lista de espera do CAPS e, se possível, conseguir até consultas com psiquiatras e medicamentos controlados.

Quero fazer terapias alternativas: e agora?

Para quem decide que quer combinar terapeuta e psicologo, encontrar um lugar que ofereça terapias alternativas de maneira gratuita pode ser um desafio, mas é possível transpor.

Muitas instituições filantrópicas garantem aos seus assistidos a consulta com cromoterapia, com aromaterapia e outros tipos de tratamentos, tudo sem nenhum custo.

Leia também:  Quando a psicoterapia com adolescentes é indicada?

O maior problema é encontrar instituições filantrópicas que trabalhem com esse tipo de nicho, mas basta fazer uma pesquisa com os profissionais da área. Inclusive, há profissionais desse tipo que fazem atendimento social, o que costuma ajudar bastante quem quer terapias alternativas, mas não possui condições financeiras de realizar o acompanhamento.

Terapeuta e psicologo? Saiba como escolher lendo nosso https://living-linktown.com!

Deixe um comentário